Insuspeito

Ambiente e Urbanismo. E-mail: nunomarques2009@gmail.com. Também no FACEBOOK, em www.facebook.com\nunomarques2009.

21 março 2005

“Picada rápida não dói”

«Na acupuntura, o importante é que a picada seja rápida. (…) A mesma coisa acontece na acupuntura urbana. Foi assim que em Curitiba, em 1972, implantou-se a primeira zona de pedestres. Essa operação foi feita em 72 horas.
Ainda me lembro de que, ao divulgar o projecto, a reação dos comerciantes foi contrária e muito forte. (…) A previsão dada pelo meu Secretário de Obras era de, no mínimo, alguns meses. Insisti na rapidez e no prazo de 48 horas. Tenho a certeza de que fui considerado louco. Até que o secretário procurou-me e disse que a obra seria possível em um mês. Recusei novamente (…) até que o secretário chegou ao limite: uma semana. Relutei e consegui um acordo para um prazo de 72 horas. Começaríamos numa sexta-feira à noite e entregaríamos a obra à população na segunda-feira à noite. (…) E assim foi feito.
No dia seguinte à inauguração, um dos comerciantes que encabeçavam um abaixo-assinado contra o projecto apresentou-me um novo pedido: que as obras continuassem e abrangessem mais regiões.»
Jaime Lerner in "Acupuntura Urbana", publicado pela editora "Record" em 2003.
(Escrita em “português do Brasil”)