Insuspeito

Ambiente e Urbanismo. E-mail: nunomarques2009@gmail.com. Também no FACEBOOK, em www.facebook.com\nunomarques2009.

21 abril 2005

Preenchendo vazios. "Até que surjam novos projectos."

Ontem de manhã, na reunião privada do Executivo, discutimos uma proposta de uma empresa privada para instalação provisória de um quiosque de telecomunicações num terreno de domínio público, actualmente desocupado e de utilização indefinida.
Ou seja, uma instalação provisória num "vazio urbano". Um dos muitos "vazios" que existem um pouco por todas as nossas cidades. Lagos não foge à regra.
Não chegámos, para já, a grandes conclusões sobre o assunto. Até porque, embora sendo do domínio público, não há grandes certezas sobre o real detentor da propriedade. Se o IPTM, se a CML. Acontece.
A decisão final foi, portanto, adiada.
"Vazios urbanos". É essa a razão que motiva este "post". Relembrar algumas das palavras de Jaime Lerner acerca dos vazios e das ocupações provisórias.
"Até que surjam novos projectos", diz ele.
«Se um terreno vai ficando vazio, é importante trazer alguma coisa para aquele local. Há alguns anos, ao sentir o desaparecimento de alguns cafés, que eram verdadeiros pontos de encontro, instalamos na área de pedestres de Curitiba um café provisório.
Um terreno, quando vazio, tem que ser preenchido imediatamente, de preferência com alguma atividade de animação. Defendo até a possibilidade de se instalarem estruturas provisórias para consolidar alguma actividades até que surjam novos projectos. É a acupuntura das novas estruturas através da instalação de estruturas portáteis, que possam ser colocadas no local até para garantir vida, revitalizar uma região, gerando a função urbana que esteja faltando»
Jaime Lerner, "Acupuntura Urbana", Record, 2003.

3 Comentários:

Às 1:20 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

E os vazios políticos, preenchem-se com? BB

 
Às 8:09 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Preenchem-se com bons projectos políticos e com bons políticos como o Nuno.
Vai em frente meu caro! Não tenhas medo deles!!
Zé S.

 
Às 6:10 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Very nice site! uses for buspirone http://www.patentidea0.info http://www.internet-drug-store.info/Cheap_buspirone_free_consultation.html ask ca Ad burger hilton paris ptsd buspirone disability review How to take cialis Buspar partes de un system de arrange psychiatry buspirone

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial