Insuspeito

Ambiente e Urbanismo. E-mail: nunomarques2009@gmail.com. Também no FACEBOOK, em www.facebook.com\nunomarques2009.

18 novembro 2005

Rio tem razão

Ouvi Rui Rio dizer, a propósito do traçado final do TGV e da não ligação da linha de alta velocidade Porto-Galiza, que há decisões erradas que os governantes tomam e pelas quais nunca são responsabilizados.
Lembrei-me logo do Hospital de Lagos.
Em 2002, a câmara de maioria PS, recém-empossada, fez-nos perder a única oportunidade que tínhamos de, a curto-prazo, contarmos com um novo hospital em Lagos no âmbito de uma parceria público-privada.
O modelo, já se sabe, seguia a política do governo socialista de então, em particular, a política para o sector do ministro Correia de Campos - coincidentemente, o actual detentor da pasta da Saúde do governo Sócrates.
Quatro anos passaram e o problema subsiste. Na minha opinião, e na de muitos outros lacobrigenses, o problema até se agravou. Tudo por causa de uma decisão precipitada.
Alguém foi ou vai ser responsabilizado pelo erro? Não foi. E desconfio que não vai ser.
Rui Rio está certo.

7 Comentários:

Às 4:36 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Caro Nuno Marques,

Você é actualmente líder de um partido que foi "governo local" durante 12 anos, e que pouco ou nada fez, para que o Hospital de Lagos tivesse a dignidade que os Lacobrigense merecem.
A possível parceria público-privado que tanto "apregoa", teve contornos e foi alvo de tantas exigências, que o executivo socialista, muito bem não se deixou levar, uma vez que não ficariam salvaguardados os interesses da população, e por outro lado ficaria aberta a porta para o governo PSD fechar de vez o nosso Hospital de Lagos, como era o seu desejo.
Não conseguindo fechar o H.D.Lagos enquanto governo, continua a tentar através do actual Conselho de Administração do CHBA, que aos poucos e poucos tira valências, que durante muitos anos foram o orgulho do nosso Hospital, e vai transformando-o não sei bem no quê?

HP
Lagos

 
Às 5:39 da tarde , Blogger Nuno Marques disse...

Caro HP.
Normalmente não respondo a comentários anónimos. Mas como para qualquer regra há sempre excepções, entendo por bem deixar-lhe esta nota. Identificada, claro está.
Algumas coisas importantes:
- A tentativa de encerrar o HDL não é de hoje nem de ontem. E muito menos só de este ou daquele governo. É de todos os últimos governos da nação. Quem é que não se lembra da posição que a ministra Manuela Arcanjo tinha sobre o HDL.
- Sobre o Acordo de Princípios aprovado pela Câmara de Lagos, lembro que o mesmo foi votado favoravelmente, e muito bem, pelos vereadores do PSD e do PS, no mandato autárquico 1997/2001.
- Acerca das minhas responsabilidades enquanto presidente do PSD/Lagos, o que posso dizer-lhe, já que coloca as coisas em termos partidários, é que foi num mandato autárquico de maioria PSD que foi aprovado o tal Acordo de Princípios e que o mesmo ia de encontro à política do Governo de Guterres para o sector. Foi, portanto, o PSD/Lagos o último partido a apresentar um projecto válido para o futuro da Saúde em Lagos
- E já agora, se quer ver as coisas assim, eu pergunto, o que é que mudou (para melhor, entenda-se), em matéria de prestação de cuidados de saúde no âmbito do SNS em Lagos?
- E este Governo, vai fazer diferente dos outros nesta matéria? E o novo Conselho de Administração do HDL, irá fazer algo de diferente do que este tem feito? Penso que não.
Concluo dizendo apenas isto: Não estou na política nem na vida para ter sempre a mesma visão que os que me antecederam tiveram. Se fossemos todos assim, evoluir seria proibido.
Os meus melhores cumprimentos e o meu agradecimento por consultar esta página.
PS: E mesmo que tenha posições opostas às minhas, nunca as deixe de expressar nestas paragens.

 
Às 6:07 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Grato pelo comentário. Gostei do blogue. Linkarei na próxima actualização Do Portugal Profundo.

 
Às 6:44 da tarde , Blogger Humor Negro disse...

Concordo. Há um abismo entre gestão privada e gestão pública/autárquica. Na privada podes ir parar à prisão, na pública/autárquica podes tornar-te administrador de uma outra instituíção pública/privada. A prateleira dourada é o paraíso para onde vão os maus gestores públicos.
Não fazia ideia que tinhas este blog NM, senão já cá tinha vindo provocar-te mais vezes.
Vê lá se te livras dos velhadas e tomas conta disso.
Um Abraço

 
Às 6:47 da tarde , Blogger Nuno Marques disse...

Aparece HN. És sempre bem vindo! Um abraço, NM.

 
Às 3:12 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Meus caros amigos sejamos realistas! O actual Hospital de Lagos é um fantasma do velhinho, mas funcional, Hospital Distrital de Lagos que em boa hora tivemos. A continuar o actual Hospital de Lagos só irá apagando da nossa memória o valioso serviço que prestou às populações do Barlavento Vicentino e não só. A continuar irá denegrir a imagem dos actuais e anteriores profissionais que ali prestam ou prestaram um bom serviço. Que acabe rápidamente este estado de coisas. Fiquemos com boa memória do nosso Hospital. O Hospital de Lagos está moribundo e é urgente o seu fecho. Agora sejamos audazes para que se resolva o problema da Saúde no concelho. Relocalização, parceria público- privada o que for. O importante é que sirva os reais interesses da nossa população. Não prolonguemos por mais tempo a agonia do doente. A Santa Casa da Misericórdia quer o edifício de volta o que é perfeitamente legítimo, pois as rendas estão atrasadas quase dois anos (uma vergonha). A solução meus caros amigos irá passar pela contratualização dos serviços ao Hopital privado São Gonçalo pelo Governo o que a meu ver já deveria ter sido feito à alguns anos, não fora o recém eleito Dr. Júlio Barroso com ideias de Extrema Esquerda e com a sua total irresponsabilidade ter rasgado o acordo. O tempo irá ditar quem esteve sempre dentro da razão. Este Sr. Dr. com essa sua atitude Maaoísta e a conivência do Partido dito Socialista, causou ao longo de todos estes anos incalculáveis prejuízos humanos ao nosso concelho. O Partido Socialista através dos seus elementos na Assembleia Municipal foi o principal causador da exoneração do Dr. Carlos Gata Gonçalves, começando a partir dessa altura o acelerar da degradação da situação do nosso Hospital. O que é que o Sr. Dr. Júlio Barroso fez em prol do nosso Hospital? Zero meus caros concidadãos. Fico por aqui que a prosa já vai longa. Acho que o tema Hospital de Lagos tem muito que se lhe diga.

 
Às 4:09 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Porque é que nesta merda de país nada funciona?
Lagos de cidade vai passar a vila qualquer dia nem tribunal vamos ter


vtppp

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial