Insuspeito

Ambiente e Urbanismo. E-mail: nunomarques2009@gmail.com. Também no FACEBOOK, em www.facebook.com\nunomarques2009.

13 maio 2006

Empresas municipais em Lagos, agora?

1. (...)
Nas maioria das 203 empresas municipais, intermunicipais e participações autárquicas identificadas pelo DN ressalta a confusão do objecto social, a duplicação de funções com as competências próprias e activas nas câmaras municipais (caso dos gabinetes de cultura ou de comunicação)
(...)
Vantagens não faltam: o sector não está sujeito às inspecções da DGAL e das Finanças, a fiscalização do Tribunal de Contas é feita à posteriori, não precisam de visto prévio, a contratação de pessoal é livre e em muitos casos os seus administradores são os autarcas em regime de acumulação.
A falta de produção de riqueza manifestada por muitas empresas municipais traduz-se na sua maior desvantagem. Como não têm receitas próprias e criam mais encargos com pessoal e só conseguem subsistir com as injecções financeiras das autarquias, tornam-se assim sorvedouros de dinheiros públicos. A eficácia e a mais valia para as populações, no entanto, é, muitas vezes inexistente.
"Estado não sabe quantas empresas têm os municípios", in DN Online, 11 de Maio de 2005, (ver artigo)
2. Sobre a realidade das finanças municipais ler aqui;
3. De acordo com dados do último Relatório de Gestão da Câmara Municipal de Lagos, "No final do ano transacto, o número de trabalhadores da autarquia era de 809 dos quais 637 pertencentes ao quadro." (sublinhado meu).
Pergunto: Duas empresas municipais em Lagos, agora?

19 Comentários:

Às 5:34 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Puxando para aqui um assunto que nada tem a ver com o artigo que aqui foi colocado, mas parece que ninguem se preocupa com isso, é o seguinte: A nova estação de caminhos de ferro deve estar para abrir, será que a c.p ira por lá mais segurança ou aquilo vai ficar com está a antiga com todo o tipo de gente lá dentro putos da escola a partirem tudo os funcionarios a chamarem a policia e ela não aparece, sem abrigos que já puxaram fogo lá dentro, eu só gostava de saber se o senhor vereador tem alguma coisa a dizer sobre isto ( os artigos tambem podem ser sobre o dia a dia das pessoas

 
Às 5:56 da tarde , Blogger Nuno Marques disse...

Caro leitor. Posta desse modo, a pergunta que me faz tem uma resposta ímediata: - Claro que tenho algo a dizer sobre isso. Indigna-me o estado a que chegou a CP e o serviço que presta bem como o estado a que chegou a antiga estação. E sobre o vandalismo que lá ocorre penso que a segurança ou policiamento permanente pode ajudar, embora também pense que não resolverá totalmente a situação.
Sensibilizarei o Executivo municipal para esse assunto em próxima reunião de câmara para a qual o convido desde já a assistir (Quarta-feira, 17 de Maio, 15h, Salão Nobre da Câmara Municipal de Lagos).

 
Às 10:16 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Obrigado, Lá estarei

 
Às 2:08 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Tem graça Nuno,faz anos que existem Empresas Municipais,só depois do Barroso crer criar duas é que descobris-te os malificios das mesmas.Ou tens nadao distraido ou então.....

 
Às 2:34 da tarde , Blogger Makejeite disse...

Aqui está um vereador como deve ser.
Primeiro: - atende o Público e vai resolver os assuntos (que estão na gaveta desde há tempos imemoriais).
Segundo: - desperta para os assuntos quando estes lhe começam a fazer comichão. Começa a não haver mais paciência para esta fantochada toda. Viva o Fascismo arcaico e rudimentar que colocava na” prisa” esta malta toda.

Tempos que já não voltam mas que há que lembrar.

 
Às 7:43 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Devias ter mais pudor Nuno.As E. M. do PSD devem levar alguma vacina,para as imunizar ''da falta de produção de riqueza manifestada por muitas empresas municipais traduz-se na sua maior desvantagem''.
Não exageres Nuno,nunca te esqueças que tu não es o esperto e os outros os idiotas.

 
Às 8:18 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Olha, Olha. Tanta gente preocupada com o Vereador Nuno Marques, com o que ele diz, com o que ele escreve, como atende as pessoas... E tantos interessados nas empresas municipais que o PS se lembrou de criar para diminuir a taxa de desemprego em Lagos!? Muito bem, sim senhor. Isto tá bonito!

 
Às 9:08 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Não estou preocupado com o Vereador Nuno Marques,sou é contra a hipocrisia.

 
Às 9:30 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

E Lagos está no Mapa?
Já agora, em que País?

 
Às 9:31 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
Às 11:10 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
Às 12:43 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
Às 3:21 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
Às 3:21 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
Às 9:21 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

E os malandros da oposição chumbaram a Empresa Municipal em V R S A,lá era das boas,em Lagos é das más.

 
Às 12:46 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

E vice-versa, não é!? Malandro do Murta...?

 
Às 7:47 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

O que é preciso são tachos...
Ninguém me faria entender que os familiares não tivessem acesso à manjedoura.
Por isto Portugal está como está.

 
Às 7:49 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

O administrador está a remover demasiados post, porque será?
Estava à espera de "amens" e o tiro saiu-çke pela culatra, foi?

 
Às 3:13 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. color inkjet cartridges uk internet casino online gambling cheating rxpharmaceuticals allegra New york stop smoking ad garden gnome fishing County auditor job interview texas Ballistic hockey Watermark fishing gear home http://www.88-toyota-corrolla-seat-covers.info/buy-ultram.html Allentown disk recovery metformin+and+clomid Aggressive anal Field hockey fitness training http://www.fitness-ball-workouts.info/pilates-kensington.html childrens coat rack telemarketing call center lead mortgage Paintball unlimited maryland Driveway channel drains

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial