Insuspeito

Ambiente e Urbanismo. E-mail: nunomarques2009@gmail.com. Também no FACEBOOK, em www.facebook.com\nunomarques2009.

13 agosto 2007

O cerne da questão

"O PSD tem a oportunidade, se o desejar, de se distinguir do PS não apenas por propostas mais ou menos eleitoralistas, mas defendendo um outro modelo de relação entre o Estado e a sociedade", lê-se no lúcido Editorial de José Manuel Fernandes, na edição do Público de 13 de Agosto, a propósito das eleições do Partido Social Democrata.
É aí que reside a diferença.
É no modo como cada um dos dois maiores partidos do centro político português encaram a relação futura entre o Estado e a sociedade civil que reside a diferença entre eles.
Para o PS a força do país reside, cada vez mais, no Estado.
Para o PSD, embora às vezes não pareça (ou talvez soe melhor se disser para o PSD profundo...), a força propulsora do país e do desenvolvimento nacional reside mais na sociedade civil e no seu empreendedorismo do que no Estado, autarquias incluídas, bem entendido.
Entre um e outro modelo, o primeiro é o que tem prevalecido com os resultados que se conhecem - um país em que o Estado está presente em tudo e mais alguma coisa, com uma carga fiscal exageradíssima para a qualidade dos serviços públicos e para a qualidade de vida que oferece aos portugueses.
Um país onde não há Justiça, Educação, Saúde e Segurança Social capazes e onde, todos os dias, vemos as desigualdades sociais agravarem-se e as igualdades de oportunidades rarearem.
Um país que todos os dias compromete o futuro das próximas gerações com os disparates que os políticos cometem para alimentar os seus egos e as suas clientelas.
Entre um e outro modelo, vai prevalecendo o primeiro que é a cara do PS e de um pseudo-esquerdismo de perna curta, que nada tem de ideológico, de convicção ou de visão mas muito (quase tudo) de circunstancial e de oportunismo.
E o país? E os portugueses? Têm enriquecido? Não!
Antes, temos empobrecido em comparação com a Europa.
É por isso que interessa ao partido, mas sobretudo ao país, que o debate à volta das eleições do PSD sirva também para que os candidatos falem ao país, ultrapassem equívocos e restaurarem as convicções sociais-democratas portuguesas que as elites do partido têm procurado esquecer ou meter na gaveta.
Restaurar a esperança dos portugueses num futuro mais próspero, equilibrando a relação entre o Estado e a sociedade civil equivale a mais liberdade, mais igualdade e a mais riqueza.
É nisso, portanto, que o PSD tem de apostar para que os portugueses voltem a acreditar na sua mensagem e voltem a acreditar no país que é seu.

1 Comentários:

Às 11:20 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

O teu bol não me deixou assinar o comentário, que se perdeu (tb, não o tinha salvo).
Não o vou repetir, mas era só pare te dizer que não vejo essa diferença tão acentuada, mas vejo que estás no bom caminho, pelo menos na boa direcção.
Eheheheheheheh!
Zé Antº

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial