Insuspeito

Ambiente e Urbanismo. E-mail: nunomarques2009@gmail.com. Também no FACEBOOK, em www.facebook.com\nunomarques2009.

08 dezembro 2008

Não é ‘veneração’ mas é quase.

"O problema deste PS é a veneração e a deferência, quase temor reverencial, que sempre mostra para com os negócios dos muito ricos."
A frase é de Miguel Sousa Tavares e foi publicada no "Expresso" de 6 de Dezembro.
Três dias antes, na reunião de Câmara, o senhor Presidente acusou-me de ser contra a sociedade gestora da Marina de Lagos (só) pelo facto de eu não ter 'assinado de cruz', como ele fez, o ‘amén’ da Câmara à proposta de reformulação do “Plano Sectorial do Porto de Lagos”.
Tive e tenho dúvidas sobre o Plano. É do conhecimento público.
Acho que há formas melhores de conciliar interesses a favor da cidade. Tenho dúvidas sobre se o Plano cumprirá o PROTAL.
Tenho a certeza que teria sido melhor que o parecer da Câmara tivesse sido dado depois de haver um debate sobre o assunto. As diferenças entre esta proposta e a anterior são muitas e isso impunha-o.
Em apenas dois anos, o senhor Presidente mudou radicalmente a sua posição face ao Plano e, pelos vistos, acha que eu também deveria mudar a minha. Como ele próprio disse, "só os burros é que não mudam..." E ele já mudou, mas eu não.
No entendimento do senhor Presidente, eu serei (tão só) um 'anti-Marina', um 'anti-promotores', um ‘anti-agentes económicos’. E pronto, que não lhe ocorrem argumentos menos tontos!
Pecado meu? Vejamos.
Por que é que há dois anos fazia sentido reclamar um Plano que oferecesse à cidade uma moderna zona de recreio, lazer e diversão nocturna, e hoje já não faz?
Por que é que há dois anos fazia sentido reforçar a acessibilidade das duas margens da ribeira-canal através de uma nova travessia pedonal (em ponte ou em túnel, depois de estudada qual das opções 'casaria' melhor todos os interesses), e hoje já não faz?
Por que é que há dois anos fazia tanto sentido levar para o Porto de Lagos o Fórum dos Descobrimentos e aí garantir os espaços necessários para a construção de equipamentos públicos para actividades de investigação e desenvolvimento ligadas à cultura marítima de Lagos (construção de uma escola de desportos náuticos, um laboratório de arqueologia subaquática e um centro de interpretação da Lusofonia, p. ex.), e hoje já não faz?
Por que é que há dois anos até fez sentido convidar um famoso arquitecto brasileiro para imaginar uma nova ponte pedonal entre as duas margens da ribeira e hoje já não fará sentido pensar numa nova ligação pedonal entre as duas margens?
O que é que faz sentido, então?
Mudar de opinião ‘como quem muda de camisa’ e não cumprir compromissos eleitorais e políticos –o Fórum dos Descobrimentos e a reconversão do Porto numa moderna zona de lazer e animação nocturna são compromissos de cada uma das forças políticas representadas no Executivo municipal, ou não!?
Termos uma marina com capacidade ampliada e com um hotel de 4 ou 5 estrelas, como a que Lagos irá ter se este Plano for em frente, é positivo para cidade. Não há dúvida alguma sobre isso.
Mas há muitos caminhos para chegar ao mesmo destino, que é o mesmo que dizer que há outras formas de conciliar os interesses da sociedade gestora da Marina com o interesse público e com os compromissos políticos que os responsáveis municipais têm para com os lacobrigenses.
Talvez ‘veneração’ e ‘temor reverencial’ sejam expressões demasiado fortes para classificar a atitude do senhor Presidente e do PS/Lagos sobre o assunto.
Mas esquecer compromissos e exigências recentes e dizer só 'amén' às legítimas pretensões da Marina, não é, na minha opinião e no caso vertente, a melhor forma de defender os interesses do Município.
Lembrando-me do senhor Scolari pergunto só mais isto: "E o burro sou eu!?"
Foto: Dias dos Reis - http://www.nossoskimbos.net/

2 Comentários:

Às 5:28 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Apraz-me registar o compromisso com o projecto de ligar as 2 margens do rio.
Esse compromisso é para manter caso o PSD ganhe as eleições?
É fulcral o posicionamento dos candidatos ás eleições sobre esta matéria.
Não terá o executivo garantido esse desígnio de outra forma?
É demasiado mau para ser verdade.
Espero que haja forma de voltar atrás.
Talvez esteja na hora do PSD mobilizar os Lacobrigenses para demonstrar a seu inequivoco apoio à 2ª ponte pedonal através da marcação de uma manifestação em frente aos Passos do Concelho e fazer circular um abaixo assinado para que o actual executivo reconsidere tamanho erro.

Eduardo Taquelim

 
Às 12:14 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Caro amigo e concidadão!
O nosso compromisso quanto a essa matéria parece-me claro. Desde 2000que o PSD/Lagos o assumiu e nunca o deixou cair. A minha única dúvida é se a travessia será em ponte ou em túnel. Mas tal opção dependerá somente de um estudo específico para aferir qual das hipóteses defende melhor o interesse público.
Cumprimentos, NM.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial