Insuspeito

Ambiente e Urbanismo. E-mail: nunomarques2009@gmail.com. Também no FACEBOOK, em www.facebook.com\nunomarques2009.

18 junho 2009

Datas de eleições

Eu pertenço ao conjunto de pessoas que defende que as eleições autárquicas e legislativas devem ocorrer no mesmo dia porque acho que um país de fracos recursos e com tanta genta a passar por grandes dificuldades não pode dar-se ao luxo de ter duas eleições em menos de um mês, com os incómodos e o desperdício de recursos que isso implica.
Quanto ao argumento de que "as eleições devem ser separadas para que os portugueses não as confundam", sou daqueles que há muito tempo acha que o eleitorado não é tão distraído como alguns políticos, às vezes, querem fazer-nos crer.
Sou, portanto, da opinião de que as eleições autárquicas e legislativas devem ser ambas no mesmo dia. 11 de Outubro seria a data razoável.

2 Comentários:

Às 11:44 da manhã , Blogger FJMB disse...

Acho um pouco hipócrita que quem andou envolvido nas últimas Eleições para o Parlamento Europeu ande agora a advogar a concentração de dois actos eleitorais no mesmo dia para poupar dinheiro.
Não digo que seja este o caso do Sr. Nuno Marques, mas a verdade é que quem não teve vergonha em gastar 4 milhões em campanha (foram 4 milhões?) sem falar, praticamente, uma palavra sobre assuntos europeus, também não deve ter vergonha de gastar duas vezes mais nas eleições que se avizinham neste Outono.
A nível económico concordo com o Sr. Nuno Marques, a nível estratégico depende.
Será que todos os autarcas e candidatos a autarcas estão disponíveis para associar o seu nome e o seu partido a uma campanha legislativa FORTEMENTE partidarizada? E que vantagens e desvantagens serão retiradas de associar os dois momentos eleitorais? No caso de Lagos pode ser perigoso para o PSD, já que o PS local se apresenta forte e o PS Nacional não está tão enfraquecido quanto alguma oposição julga. No entanto, se em Outubro/Setembro, tivermos um PSD mais forte a nível nacional, será perigoso para o PS Lagos. É uma questão de saber jogar com todos estes pontos e, no caso do Sr. Nuno Marques, ter em atenção que se as datas coincidirem deve ter cuidado com a fraca capacidade de Manuela Ferreira Leite em campanha própria, já que quem vota, terá tendência a agrupar o PSD Nacional e o PSD Lagos (não se esqueça que Sócrates não é o fraquinho do Vital Moreira). Acredito que, neste caso, a certa altura, no caso de datas coincidentes, o Sr. Nuno Marques deverá lutar por se dissociar do PSD Nacional.
(Peço desculpa pelo tamanho do comentário)

 
Às 6:17 da tarde , Blogger Nuno Marques disse...

Respeito muito todas as suas ideias e conjecturas. Porém, continuo a achar que o interesse nacional está muito acima de qualquer outro, razão pela qual, não ignorando as razões que podem condicionar politicamente qualquer cenário, acho mais sensato fazer as duas eleições no mesmo dia.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial